REVESTIMENTO
Tão importante quanto perfurar um poço é saber revesti-lo. Os revestimentos, longas colunas de tubulação, cumprem a importante função de proteger as seções de poços já perfurados. De um modo geral e de maneira bem simplificada, as operações que ocorrem dentro de um poço são: perfurar, condicionar o poço, perfilar, condicionar o poço, descer os revestimentos, cimentar os revestimentos, descer coluna de perfuração e perfurar avante.
As profundidades de assentamentos das colunas de revestimentos são baseadas em critérios que variam de companhia. Porém, certamente esses critérios incluem seguranças e custos. Os diâmetros de revestimentos e os diâmetros mais comuns assim como os diâmetros das brocas usadas para perfurar os poços que irão acomodar esses revestimentos são:
- 30 Polegadas ( Broca de 36 polegadas ou muitas vezes jateados )
- 20 Polegadas ( Broca de 26 polegadas )
- 13 3/8 Polegadas ( Broca de 17 1/2 polegadas )
- 9 5/8 Polegadas ( Broca 12 1/4 polegadas )
- 7 Polegadas ( Broca 8 1/2 polegadas )
Finalmente, na ponta de um revestimento existe um equipamento chamado sapata. Ela serve para guiar o revestimento quando este está sendo descido e é feita de cimento. Logo, ela é perfurada pela broca que irá passar por dentro do revestimento. Assim, é muito comum se usar a expressão profundidade de assentamento da sapata como sinônimo de profundidade de assentamento do revestimento.
Já imaginou a pressão de uma formação ficando maior que a pressão hidrostática do fluido de perfuração que está dentro do poço? Até ai tudo bem pois isso acontece muitas vezes e resolvemos o problema. Agora imagine a pressão dentro de um poço crescendo e atingindo um valor maior que o limite de pressão do aço que constitui o revestimento. Sim, neste caso estaremos diante de uma situação difícil e que poderá levar a graves consequências. Imagine finalmente que a pressão dentro do poço seja tal que rompa a rocha e migre em direção a superfície por fora do poço. Bem, neste caso, eu sugiro que vocês corram, tendo em mente as normas de segurança de abandono da plataforma...
Embora um pouco exagerados, os relatos acima mostram o quanto é importante encontrar as corretas profundidades de assentamentos das sapatas de revestimento e o quanto é importante dimensionar o tipo de revestimento (grau e peso) a ser descido no poço.
Funções das colunas de revestimento
- Prevenir o desmoronamento das paredes do poço
- Evitar a contaminação da água potável dos lençóis freáticos mais próximos à superfície.
- Permitir o retorno do fluido de perfuração à superfície.
- Prover meios de controle de pressões dos fluidos, permitindo aplicação de pressão adicional desde a superfície.
- Permitir a adoção de sistema de fluido de perfuração diferente, mais compatível com as formações a serem perfuradas adiante.
- Impedir a migração de fluidos das formações.
- Sustentar os equipamentos de segurança de cabeça de poço
- Sustentar outra coluna de revestimento.
- Alojar os equipamentos de elevação artificial.
- Confinar a produção ao interior do poço.
Características essenciais das colunas de revestimento
- Ser estanque
- Ter resistência compatível com as solicitações.
- Ter dimensões compatíveis com as atividades futuras
- Ser resistente à corrosão e à abrasão.
- Apresentar facilidade de conexão.
- Ter a menor espessura possível.
Classificação das colunas de revestimento
- Condutor
- Revestimento de superfície.
- Revestimento de intermediário.
- Revestimento de produção
- Liner
- Tie Back
CIMENTAÇÃO
Após a descida da coluna de revestimento, geralmente o espaço anular entre a tubulação de revestimento e as paredes do poço é preenchido com cimento, de modo a fixar a tubulação e evitar que haja migração de fluidos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço, por detrás do revestimento. A cimentação do espaço anular é realizada, basicamente, mediante o bombeio de pasta de cimento e água, que é deslocada através da própria tubulação de revestimento. Após o endurecimento da pasta, o cimento deve ficar fortemente aderido à superfície externa do revestimento e à parede do poço, nos intervalos previamente definidos.
Videos: