Publicidade

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Leilão no Canadá rende US$ 1,2 bi em investimento exploratório

Companhias de petróleo assumiram compromisso de investir US$1,2 bilhão em uma área de fronteira exploratória da costa canadense de Newfoundland e Labrador nos próximos anos.
Esse foi a maior quantia de investimentos já comprometidos em uma rodada de licitações de áreas de exploração na região.
Os altos lances aconteceram mesmo que os preços do barril de petróleo tenham despencado a um patamar equivalente a sete anos de baixas.
Foram oferecidos 11 blocos, em um total de 25 mil km2, numa área em forma de ferradura em torno da bacia de Flemish Pass.  Sete blocos do total foram arrematados.
De acordo com o Comitê de Petroleo Offshore das Províncias de Labrador e Newfoundland (C-NLOPB), no Canadá, nove companhias participaram do processo e um total de 13 ofertas foram submetidas.
A estatal noruegues Statoil – que já possui ativos significativos na área de Flemish Pass – estará presente em seis dos sete blocos negociados.
A ExxonMobil é parceira em três das ofertas vencedoras.
Mas há novos players envolvidos em alguns dos lances vencedores, incluindo a BG International, a BP Canada Energy Group e a Nexen Energy.
Os detalhes das ofertas vencedores estão abaixo:

Resultados

canada leilao 2015 resultado

Potencial para 12 bilhões de barris

Uma avaliação divulgada no mês passado concluiu que nos 11 blocos desta rodada tem o potencial aproximado de 12 bilhões de barris de óleo e 3,2  milhões de metros cúbicos de gás. A avaliação foi conduzida pela francesa Beicip-Franlab, com base em novos dados geofísicos aquiridos na área. As licenças exploratórias são emitidas por um período de nove anos. A assinatura depende da aprovação ministerial o que deverá acontecer em janeiro de 2016.
De acordo com a C-NLOPB, o único critério para ganhar a licitação é o valor total do compromisso que os investidores farão na exploração dos respectivos blocos durantes os seis primeiros anos.  Esse prazo poderá ser estendido, embora possam ser aplicadas multas.
canada leilao 2015 mapa
A Rodada de 2015 promovida pela Comissão de Petróleo Offshore de Newfoundland e Labrador - Canadá consistiu em 11 blocos (pintados de amarelo) totalizando 25 mil km2 no formato de ferradura em torno de outras áreas exploratórias licenciadas na bacia de Flemish Pass. (C-NLOPB).
Fonte: http://geofisicabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário