Publicidade

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Índia quer implantar projeto ambicioso contra poluição do ar

Smog_in_the_skies_of_Delhi,_India
Governo fala em ação “melhor do que a do resto do mundo”
O ministro indiano do ambiente Prakash Javadekar prometeu enfrentar o grave problema de poluição do ar no país de forma “melhor do que o resto do mundo jamais fez”. Há grande insatisfação popular com os impactos sobre a saúde de centenas de milhões de pessoas que vivem em suas cidades superpopulosas.
Segundo Javadekar, o governo vai anunciar o primeiro índice amplo do ar esta semana. Até o momento, a coleta de dados é aleatória e não se compara com a da vizinha China.
Especialistas receberam bem a notícia. Segundo Sarath Guttikunda, do grupo independente de pesquisa Urban Emissions, “é um primeiro passo, mas não irá por si só resolver o problema”.
Pesquisa realizada no ano passado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) descobriu que a capital indiana, Nova Deli, é a cidade mais poluída do mundo, com média anual de 153 microgramas por metro cúbico da mais perigosa emissão de poluição, a de matéria fina particulada, conhecida como PM2.5. Isto é seis vezes o padrão recomendado como seguro pela OMS e 12 vezes o padrão dos Estados Unidos.
“Fizemos três reuniões com o governo de Nova Deli, com discussões detalhadas sobre temas como tratamento de esgotoresíduos sólidos, controle de poluição e monitoração de partículas. Estas autoridades nos asseguraram que apresentariam um plano de ação até 31 de março”, afirmou o ministro. O plano ainda não foi entregue.
Ainda de acordo com o ministro, o novo índice de poluição “informará o público sobre qualidade do ar de forma simples e inteligível. Estará disponível de início em tempo real para 10 cidades”, disse, segundo o Economic Times.
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário