A Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ sediará, de 16 a 18 de maio, a primeira edição do China–Brazil Forum for Subsea Technology. Organizado pela Coppe em parceria com a China University Petroleum (CUP) de Beijing, o evento é promovido pela Society for Underwater Technology (SUT) e conta com apoio da Unidade Embrapii-Coppe de Engenharia Submarina. A abertura do Fórum será às 9 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária.
No primeiro dia do encontro, a Coppe e a China University Petroleum vão anunciar a criação de um joint institute, o Instituto China–Brasil de Tecnologia Submarina, destinado à realização de estudos e ao desenvolvimento de tecnologias de engenharia subsea em geral. O novo instituto será coordenado pelo professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Carlos Antônio Levi da Conceição, ex-reitor da UFRJ.
Para marcar a implantação da unidade será inaugurada, na segunda-feira (16/05), às 15 horas, a sala onde funcionará o Instituto, erguida ao lado do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe.
Entre as linhas de pesquisa a serem estudadas em parceria pela Coppe e a CUP estão o desenvolvimento de projetos para exploração de petróleo em águas profundas e de aproveitamento de energias renováveis dos oceanos, como a conversão da energia das ondas e da energia das marés em eletricidade.
Alternativas para reduzir custos de produção serão debatidas
A proposta do Fórum China–Brasil de Tecnologia Submarina é discutir tecnologias de engenharia submarina focadas na produção de petróleo em águas profundas. A produção submarina de baixo custo será uma das vertentes a serem debatidas no evento por representantes das companhias de petróleo, das empresas fornecedoras de equipamentos e por pesquisadores do setor.
“Em função da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a indústria está buscando novas alternativas para produção de petróleo a preços mais baixos”, explica o coordenador do Fórum, o professor Segen Estefen, do Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe. Segundo ele, entre as tendências em estudo que podem ser implantadas pelo setor no futuro estão o aumento da utilização de sistemas de produção de petróleo no fundo do mar em substituição às estruturas flutuantes e a implantação de sistemas submarinos de armazenamento de óleo.
A cerimônia de abertura do Fórum contará com as presenças do diretor da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China, Fupeng Huo, e do diretor da Coordenação Internacional de Engenharia Consultiva da China, Chaoying Ma. A Coppe será representada por seu diretor, professor Edson Watanabe, e pelos professores Segen Estefen e Carlos Antônio Levi.
Com convidados da indústria do petróleo e de pesquisadores brasileiros e chineses, o Fórum China–Brasil de Tecnologia Submarina contará com sessões técnicas, nas quais serão discutidos diferentes aspectos da engenharia subsea. Na sessão inicial, a executiva da Petrobras, Anelise Quintão Lara, vai falar sobre a exploração do campo de Libra.
Ao longo dos três dias do evento serão discutidos temas como: perspectivas para sistemas de produção submarina, inovações tecnológicas, segurança em operações submarinas, controle e logística, e contribuições da academia para os desafios submarinos. Veja a programação abaixo.
Destinado a profissionais do setor de petróleo e da área de engenharia submarina, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, o Fórum é aberto a todos os interessados. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo endereço eletrônicosubseaforum@lts.coppe.ufrj.br, no qual deve ser solicitado o formulário de inscrição e é possível obter mais informações sobre o evento.
O auditório da Coppe fica no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
TECHNICAL PROGRAM
Monday, May 16th, 2016
9:00-9:30 Opening Ceremony
Chinese and Brazilian authorities
09:30-11:00 Keynote Lecturers
Libra Offshore Field
Anelise Quintão Lara, Executive Manager of Libra, Petrobras
Subsea in China: Progress and Challenges
CNOOC
11:00-11:30 Coffee-Break
11:30-13:00 Perspectives for Subsea Production Systems
Petrobras- Alex Dal Pont, Cenpes - Subsea Equipment Technology Manager
Statoil - Andre Maerli, Leader Researcher in Subsea
Shell- João Mariano, Research & Development Manager
Sinopec- Xu Yang, Drilling Engineer
Petrogal- Mario Luis Ribeiro, Engineer
Tuesday, May 17th, 2016
9:00-10:30 Subsea Innovative Technologies
FMC Technologies- Ricardo do Egito, New Technology Business Development, Manager
GE- Sergio Sabedotti, Director of Technology - Offshore and Submarine Systems
Aker Solutions- Wilson Arruda, R&D Manager
Siemens- Helyson Parente, Technical Specialist
OneSubsea, a Schlumberger Company- Fabricio Santos, Engineering Manager
10:30-11:00 Coffee-Break
11:00-12:30 Safety in Subsea Operations
DNV GL- Marcos Rodrigues, Business Development Leader
Halliburton- Rodrigo Franceli, TSS Shop Supervisor
Subsea Technology Lab, COPPE/UFRJ- Prof. Ilson P. Pasqualino
OneSubsea, a Schlumberger Company- Rafael Parri, Account Manager
Tenaris- Marcelo Salani, Technical Sales Manager
Wednesday, May 18th, 2016
9:00-10:30 Logistics, Control and Offshore Operations
Production Engineering, COPPE/ UFRJ- Prof. Virgílio José M. F. Filho
Ocean Engineering, COPPE/UFRJ- Prof. Jean-David Job E. M. Caprace
Electrical Engineering (Control Group), COPPE/UFRJ- Prof. Liu Hsu
China Ship Scientific Research Center (CSSRC)- Dr. Xiaoming Cheng
10:30-11:00 Coffee-Break
11:00-12:30 University Contributions to Subsea Challenges
Subsea Technology Lab, COPPE/UFRJ- Prof. Segen F.Estefen
LabOceano, COPPE/ UFRJ- Prof. Paulo de Tarso T. Esperança
China University of Petroleum- Prof. Menglan Duan
NEO, COPPE/UFRJ- Prof. Murilo Augusto Vaz
LAMCE,COPPE/ UFRJ- Prof. Luiz Paulo de Freitas Assad
LAMTEO, COPPE/ UFRJ- Prof. Ney Roitman and Prof. Carlos Magluta
LNDC, COPPE/ UFRJ- Prof. Oscar Rosa Mattos
Fonte: http://geofisicabrasil.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário