Publicidade

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Commodity explicada: petróleo e contagem de sondas

sonda perfuracao
Os dados da contagem semanal de sondas em atividade nos EUA publicados na sexta-feira (6/2), têm gerado considerável expectativa nos mercados de petróleo, com os números divulgados pelo grupo de serviços petrolíferos Baker Hughes, influenciando os preços do petróleo.

O que está acontecendo?

Os números identificam o nível de atividade de perfuração e têm sido tradicionalmente considerados como indicadores da saúde da indústria de petróleo dos EUA. Eles têm estado sob os holofotes desde que o mercado do petróleo despencou e os comerciantes e investidores tentam descobrir o que significam preços baixos para a produção de xisto dos EUA. Os números mais recentes mostram que plataformas de petróleo caíram 24% desde o pico recente de 1609, em outubro do ano passado. Números de sexta-feira foram particularmente gritantes, com 7,1% de todas as plataformas norte-americanas ociosas em uma semana.

OK, mas o que é uma sonda, exatamente?

Estas não são as grandes plataformas de petróleo no Mar do Norte ou do Golfo do México ou da Bacia de Campos e Santos. Elas são usadas na perfuração de poços, a partir de onde o petróleo será extraído. Após a perfuração ser concluída, a sonda será retirada do local e a cabeça do poço será tampada. Então, a contagem de sondas reflete exploração e desenvolvimento de poços de petróleo e gás, em vez de produção real.

Mas ainda é um dos principais indicadores do que está prestes a acontecer com o setor de petróleo e gás?

Os dados são uma boa referência da saúde das empresas de exploração e produção, bem como dos grupos de serviços de petróleo. E sim, eles dão alguma direção sobre a produção de petróleo. Mas atenção, nem todas as sondas são iguais. Os avanços tecnológicos na perfuração significam que todos os aumentos de produtividade foram feitas ao longo dos últimos anos e que é preciso olhar os outros números além da manchete. Por exemplo, a perfuração horizontal, juntamente com fraturamento hidráulico, ou "fracking", levou a grandes aumentos da produção de óleo e gás de xisto. Mas os dados da contagem de sondas mostram que o número de sondas de perfuração horizontal não caiu tanto como o das sondas convencionais.

O que é perfuração horizontal?

financial times infografico sondas horizontal vertical
A sonda perfura o solo até a camada de óleo ou formação rochosa produtoras de gás. Comparada a um equipamento vertical, cujo acesso à rocha produtora de petróleo é limitada, com uma plataforma horizontal a broca faz uma curva e penetra em uma camada. A tecnologia assim permitiu aumentar a produção e sua evolução continua.

Até agora, o número de plataformas verticais e direcionais (aquelas que perfuram em ligeiros ângulos) caiu mais rapidamente do que a de horizontais. Morgan Stanley diz que desde meados de outubro sondas de perfuração de petróleo horizontais cairam apenas 16% em comparação com a queda de 41% das sondas verticais e direcionais. O banco também aponta que a maioria das quedas de contagem de sondas ocorreram em regiões menos produtivas.

Então, devemos observar a contagem da plataforma afinal?

financial times grafico contagem sondas branco
Sim, mas devemos interpretar os dados com cuidado, pois a correlação entre a contagem de sondas e a produção tornou-se cada vez menos simples. Alguns analistas apontam para o exemplo do gás natural, onde a contagem de sondas norte-americanas começou a cair em 2009, mas a produção não conseguiu acompanhar esta redução. Com a tecnologia de perfuração avançando continuamente em direção a uma maior eficiência de produção, esta poderá não cair tanto quanto o título da contagem de sonda sugere. Na verdade, o Citigroup prevê que, sem um corte "considerável" na contagem de plataforma nas regiões líderes de produção de xisto como Bakken, Eagle Ford e Permian, a produção ainda pode continuar a subir.

Fonte: http://geofisicabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário