O terremoto que tremeu a região Norte Araguaia na manhã de quarta-feira (11-02) causou pequenos estragos em Confresa, onde foi o epicentro do abalo sísmico, em uma foto que recebemos pelo nosso WhatsApp, uma casa no Vila Nova teve as paredes rachadas.
Paredes rachadas, pequenas fissuras entre outras situações podem ser vistas nas estruturas de construções mais antigas, isso mostra que se um terremoto mais forte abalar a região, as construções não estão preparadas para suportar.
No Brasil é raro abalo sísmico, pois está sobre uma placa tectônica, porém não é impossível, como pôde ser visto ontem no Araguaia, o que assustou os moradores, que acordaram por volta das 6h45 minutos com um abalo que durou 3ss45mm segundo o Instituto Sismológico da Universidade de São Paulo (USP), que foi um dos centros a registrar o sismo em Confresa.
De acordo com o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand, o tremor ocorreu por volta das 6h40 e foi sentido pela população local, ainda que de forma amena.
Sand explicou que o estado de Mato Grosso registra atividade sísmica considerada frequente, em razão de uma fratura geológica e também de uma pressão mais elevada. A região norte do estado, segundo ele, é um dos locais do país onde mais se registram tremores de terra.
O tremor de Confresa foi de magnitude considerável, disse o professor. "O tremor foi registrado em um local afastado da cidade, mas fez tremer casas e, talvez, até tenha rachado algumas", destacou o professor.
O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais, e entre as mais variadas suposições, muitos internautas afirmam que o evento ocorrido é uma espécie de aviso de que "Jesus estaria voltando", algumas Igrejas Evangélicas fizeram cultos inclusive pregando o tremor tem haver com as promessas bíblicas.
Fonte: http://geofisicabrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário