Os estudantes de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica (Poli) da USP receberão, em setembro, um reconhecimento da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) pelas atividades acadêmicas e sociais que desenvolvem, como cursos, eventos, palestras e doações.
A associação tem uma categoria chamada capítulos estudantis, que compreende estudantes de áreas relacionadas à indústria de Petróleo e Gás. Pelo segundo ano consecutivo, o capítulo composto de alunos da Poli Santos receberão o prêmio Outstanding Student Chapter Award (OSC), em premiação que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.
O prêmio reconhece os capítulos que possuem programas de excelência em engajamento com a indústria, planejamento, envolvimento com a comunidade, inovação e desenvolvimento profissional. O professor Cleyton de Carvalho Carneiro, atual orientador do capítulo, explica que a formação de cidadãos ultrapassa os limites alcançados pelas instituições de ensino. “Nesse sentido, a vivência proporcionada pelas atividades em capítulos estudantis como o da SPE promovem a discussão de temas que não estão exclusivamente relacionados à formação profissional, que neste caso diz respeito ao curso de Engenharia de Petróleo. Tais atividades envolvem disciplina organizacional, interação com outras universidades e envolvimento em causas sociais (tais como doação solidária de sangue, campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos e agasalhos, atividades motivacionais em hospitais, etc.).”
Para o professor, os jovens graduandos “possuem energia de sobra que pode ser direcionada para práticas que promovem o desenvolvimento integrativo e a cidadania, complementar e salutar aos conteúdos abordados nas universidades. Nos orgulha muito e nos dá grande esperança no futuro ao percebermos que o capítulo estudantil SPE da Poli/Santos já é reconhecido e premiado internacionalmente por essas práticas e vivências”.
O professor Márcio Yamamoto, que já orientou o grupo, explica que um dos papéis do SPE é ajudar na formação de jovens profissionais da Indústria de Petróleo. Não só a formação técnica através de congressos e revistas especializadas, mas também na formação de líderes para a indústria e a sociedade. “Ao longo dos dois anos que fui Faculty Sponsor do capítulo da USP, pude testemunhar muito alunos exercendo liderança. Estes nossos novos líderes têm uma preocupação com a melhoria do seu entorno, seja dentro do campus ou na comunidade em que eles estão inseridos”, ressaltou.
Mais informações neste site ou por e-mail contatodiretoriaspeusp@gmail.com
Fonte: http://geofisicabrasil.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário