A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou no último dia 15 o Workshop sobre Atualização da Resolução ANP nº 67/2011, que regula aspectos relacionados ao mercado de etanol. O objetivo foi ouvir reivindicações e sugestões dos agentes econômicos envolvidos com essa atividade e obter subsídios para avaliar a necessidade de alterações na resolução.
O evento contou com a participação do diretor da ANP Aurélio Amaral, do superintendente de Abastecimento da Agência, Francisco Nelson Neves, do coordenador-geral de Inserção de Novos Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marlon Arraes, e do diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas.
O diretor Aurélio Amaral destacou que o etanol é um biocombustível importante para suprir a cadeia de abastecimento do Brasil, sendo a Resolução ANP nº 67/2011 um marco para o setor nos últimos anos. “Hoje, vamos apresentar impressões e informações concretas sobre os resultados já observados nesse período de aplicação da resolução, para discutirmos com o mercado o que ainda podemos melhorar, para continuar estimulando as atividades do setor. O objetivo da Agência é que esse setor cresça, produza muito, gere empregos, gere renda”, declarou.
Na apresentação sobre os resultados já observados desde a publicação da resolução, foi destacado que os três principais objetivos vêm sendo cumpridos: previsibilidade para a programação de produção de etanol anidro; garantia do estoque na entressafra e, consequentemente, da segurança do abastecimento; e estabilidade no preço do etanol anidro.
Durante o workshop, representantes de produtores e distribuidores de etanol colocaram suas sugestões. Eles destacaram ainda a importância da iniciativa da ANP em abrir o debate com o mercado antes de tomar uma decisão sobre mudanças na resolução.
Fonte: http://www.tnpetroleo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário