A Audi anuncia que conseguiu criar o primeiro lote do líquido
"e-diesel" em um centro de pesquisas na cidade de Dresden, Alemanha. O
combustível em questão é um tipo de diesel sintético feito a partir de
ar e água. E só...
Na usina piloto de Desden, todo o processo é tocado por energia
elétrica obtida por geração eólica ou solar. Em um tanque, a 800°C, é
feita a eletrólise da água, que é decomposta em oxigênio (liberado na
atmosfera) e hidrogênio (enviado a um reator).
Ao mesmo tempo, filtros especiais de ar capturam moléculas de dióxido
de carbono no meio ambiente. É o conhecido gás carbônico ou CO2
(apontado como um dos grandes vilões do efeito estufa). O CO2 é então
mandado para o mesmo reator que o hidrogênio.
O
gás de síntese resultante da mistura do dióxido de carbono com o
hidrogênio é, então, processado em duas etapas (usando alta pressão e
alta temperatura). O resultado da reação é um líquido que os
pesquisadores chamam de "Blue Crude", comparável ao óleo cru - ou
petróleo em estado natural.
Para
ser usado em motores, o "Blue Crude" é levado a uma refinaria e
transformado em e-diesel, um combustível com balanço de carbono neutro.
Os criadores dizem que, além de limpo, o e-diesel tem muito mais
eficiência energética do que combustíveis fósseis.
O método tem tudo para agradar aos ecologistas: dispensa o uso de
combustíveis fósseis, captura CO2 da atmosfera e resulta numa queima
mais limpa, já que o e-diesel não contém enxofre ou outros elementos
contaminantes.
- O motor trabalha mais silenciosamente e há menos emissões de
poluentes - diz Christian von Olshausen diretor técnico da Sunfire GmbH,
empresa que desenvolve o processo para a Audi.
A Audi afirma que o e-diesel pode ser misturado a combustíveis fósseis ou usado como único combustível.
Na
semana passada, Johanna Wanka, ministra alemã da Educação e Pesquisa,
pôs cinco litros do e-diesel em seu carro oficial (um Audi A8) e
declarou que o projeto é um sucesso.
- Se conseguirmos ampliar o uso do CO2 como matéria-prima, daremos um
passo importante para a proteção ao clima e ao uso eficiente de
recursos - disse a ministra.
A
Sunfire afirma que produzirá 160 litros de e-diesel por dia em sua
fábrica piloto. A meta da empresa é construir uma usina maior e poder
vender cada litro por algo entre € 1 e € 1,20, dependendo da origem da
energia elétrica usada (em grandes quantidades) no processo. Na
Alemanha, o litro da gasolina comum sai por € 0,60. Todos os valores
citados aqui não levam em conta os impostos.
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