O longo período de estiagem registrado este ano, que afetou severamente a
produção da cana-de-açúcar, contribuiu também para a piora na qualidade
do ar no Estado de São Paulo, que atingiu seu pior índice desde 2007,
segundo dados recentemente divulgados pela Cetesb (Companhia Ambiental
do Estado de São Paulo). O grande vilão que agravou ainda mais o quadro
de poluição no Estado foi a emissão de dióxido de carbono (CO2) e outras
partículas por veículos automotores.
Desde que a Cide
(Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) foi zerada no preço
da gasolina, em 2011, houve um aumento no consumo do combustível fóssil e
o etanol, uma fonte de energia mais limpa e renovável, perdeu
competitividade e a preferência dos consumidores na hora de abastecer.
Produzido
a partir de fonte limpa e renovável, a cana-de-açúcar, as vantagens
ambientais do etanol sobre a gasolina com ganhos inclusive à saúde
pública são amplamente reconhecidas como a melhora na qualidade do ar,
particularmente em regiões metropolitanas. Diversos estudos comprovam
que o etanol de cana reduz as emissões de gases causadores das mudanças
climáticas em até 90% quando comparado com a gasolina.
Graças a
esse índice, o biocombustível brasileiro é o único etanol produzido em
larga escala do mundo considerado ‘avançado’ pela Environmental
Protection Agency (EPA), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados
Unidos.
Segundo o consultor em Emissões e Tecnologia da União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, de março de 2003,
quando os veículos bicombustíveis foram introduzidos no Brasil, até
hoje, o uso do etanol nos veículos flex da frota brasileira já evitou a
emissão de aproximadamente 240 milhões de toneladas de CO2, o que
corresponde a três anos de emissão deste gás por um país do porte do
Chile.
Trabalho desenvolvido por equipe de médicos e
especialistas da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo
professor Paulo Saldiva, concluiu que o uso do etanol combustível nas
oito principais regiões metropolitanas do Brasil tem sido responsável
pela redução de quase 1.400 mortes e mais de 9.000 internações anuais
ocasionadas por problemas respiratórios e cardiovasculares associados
somente ao uso de combustíveis fósseis. Trata-se de uma economia de R$
430 milhões por ano para o sistema de saúde pública e privada.
Mais vantagem para o consumidor
Além
disso, o etanol hidratado está economicamente interessante para os
consumidores de diversos municípios do Estado de São Paulo, segundo
dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) compilados pela União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), no período de 9 a 15 de novembro.
O
preço do litro do etanol nos postos do Estado pode variar de R$ 1,47
(mínimo) até R$ 2,90 (máximo), enquanto o litro da gasolina pode ser
encontrado de R$ 2,45 (mínimo) a R$ 2,80 (máximo).
O que mais
chama atenção é a paridade entre os combustíveis, que é obtida a partir
da divisão do preço do etanol hidratado pelo preço da gasolina ao
consumidor. Se este resultado ficar em até 70%, pode-se considerar que o
consumo de etanol é economicamente mais viável em relação à gasolina.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, a paridade entre o preço médio dos
combustíveis está em torno de 64%.
Apesar desta competitividade
em relação à gasolina, aproximadamente 40% da frota flex do Estado ainda
não está abastecendo com etanol hidratado. Segundo o diretor técnico da
União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, a
melhoria na qualidade do ar está também nas mãos dos proprietários de
carros flex que hoje não utilizam o etanol. “Se todos abastecessem com o
biocombustível, haveria uma grande redução nas emissões de CO2 e outras
partículas, fato que só traria melhoras ao meio ambiente e à saúde
pública.
Campanha incentiva o consumo
Há
dois meses, a Unica lançou uma nova fase da campanha publicitária do
Etanol. Com o slogan “Coloca Etanol, o combustível completão”, já
utilizado nas fases anteriores da campanha e que intensifica o
posicionamento do biocombustível e seus inúmeros benefícios, a
estratégia de comunicação é composta por um filme de 30” para TV aberta e
a cabo, patrocínio de programas de televisão e rádio, jingle marcante,
ações online e presença em redes sociais.
Focada principalmente
no Estado de São Paulo, a campanha tem como objetivo reforçar os
impactos positivos do etanol para a economia e o meio ambiente,
incentivar seu consumo e relembrar aos consumidores as vantagens e os
benefícios do biocombustível.
Fonte: http://www.tnpetroleo.com.br
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